COACHING INTEGRAL SISTÊMICO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DE LÍDERES ECLESIÁSTICOS

Autores

  • Celimar Morais Autor

Palavras-chave:

Educação Cristã. Competência Comportamental. Inteligência Emocional. Coaching Integral Sistêmico.

Resumo

Este artigo apresenta as potencialidades e limitações da metodologia do Coaching Integral Sistêmico no contexto eclesiástico aplicado em um grupo com cinco líderes de uma igreja batista e, ainda, seus reflexos no desenvolvimento de Competências Emocionais nesses líderes. Através de um ciclo (quatro sessões semanais) de coaching em grupo, foram aplicadas ferra- mentas, teorias, exercícios e auto avaliações do Coaching Integral Sistêmico. A metodologia do Coaching Integral Sistêmico, no formato em que foi aplicada (Life Coaching para Equipe), mostrou-se compatível ao contexto eclesiástico. O escopo da pesquisa atingiu seu objetivo de sensibilizar o grupo focal. Verificou-se que o Coaching Integral Sistêmico proporcionou mudanças rápidas, inclusive nas crenças (cosmovisão) dos participantes da pesquisa. Sendo a cosmovisão bíblica o alvo da Educação Cristã, o Coaching Integral Sistêmico potencializa esse resultado. O desenvolvimento integral proposto pela Educação Cristã inclui a Inteligência Emocional, responsável por grande parte dos resultados humanos. Os ministros devem zelar por si mesmos e pelos que es- tão sob seus cuidados e investir no maior recurso das organizações: as pessoas. Pois investir na saúde emocio- nal, principalmente a partir da liderança eclesiástica de- vido ao alcance de sua posição estratégica, proporciona transformações pessoais e sociais profundas e possibilita a maturidade espiritual.

Biografia do Autor

  • Celimar Morais

    Pedagoga (UNEB), Coach (Febracis), Educadora Cristã (STBNE), Professora e Tradutora-Intérprete de Libras/Português (AESOS). Membro do Grupo de Pesquisa LESTEAM (Laboratório de Educação STEAM Maker) vinculado ao IFBA Campus Seabra, coordena desde 2020 uma pesquisa colaborativa para a criação do aplicativo para o Sinalário de Libras da Chapada Diamantina. Estudante da Especialização em Neurociências Aplicadas à Educação e Aprendizagem (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e de Língua de Sinais Americana (ASL). Atualmente é coordenadora do Ensino de Libras no Município de Seabra-BA, além de empreender socialmente através da Libras Convivência. Membro da Igreja Batista Metropolitana (IBAM) Salvador, reside em Seabra, Capital da Chapada Diamantina.

Downloads

Publicado

2024-02-20